A importância do navegador em provas off-road

Um rally cross-country caracteriza-se por provas de velocidade em percursos desconhecidos pelos competidores.
Fonte: Can-Am Tours

É proibido fazer reconhecimento prévio do percurso ou mesmo da região onde o Rally será realizado, tornando imprescindível a presença de um navegador, responsável pela leitura da planilha – livro de bordo – enquanto o piloto deve ser um bom ouvinte para acelerar ao máximo e com segurança.

Em resumo: o navegador manda e o piloto obedece.

Deninho Casarini e o navegador Alberto Fadigatti, no Rally ES | Foto: Gilberto Mayorga

Durante o percurso, o navegador tem a função de carregar a Planilha que possui referências dos trechos a serem percorridos, como lombadas, regiões perigosas, os famosos mata-burros, buracos, pontes e direcionamentos.

No Rally cross-country, os roteiros são escolhidos para dificultar a pilotagem. A máxima que prevalece é “quanto pior, melhor”.

Um diferencial é saber dosar no acelerador e no freio ao mesmo tempo, onde um pequeno erro pode comprometer a competição.

A integração entre piloto e navegador é muito importante nas provas off-road. Cada um tem o seu papel e apenas juntos é que existe um bom resultado.

Achar um navegador que tenha um bom entrosamento com o piloto não é fácil. Do lado do piloto, ele deve aprender a escutar a maneira como o outro “canta” as referências, enquanto o navegador deve ter a sensibilidade para se ajustar à personalidade de seu colega e entender as suas necessidades (enfocar mais determinada sinalização da planinha ou na quilometragem).

A preparação física de ambos tem que ser a mesma, pois as trepidações do veículo são constantes. Musculação e preparação físico são essenciais para garantir que ao final da corrida ambos não  saiam machucados. O emocional também deve ser trabalhado, pois além dos obstáculos do próprio percurso, a pressão é constante.

Além disso, o navegador deve ter a “habilidade” de não enjoar, mantendo-se sempre atento a cada etapa – podendo ser de 4 a 20 horas seguidas e levando em conta que passará maior parte do trajeto lendo e interpretando o caminho, um fator influenciador, pois a maioria das pessoas passa muito mal, principalmente dentro de uma competição onde as estradas não são pavimentadas.